Sou Técnico de Diagnostico e Terapêutica Licenciado em Farmácia, Militar, Master em Programação Neurolinguística e Coach, Marido e Pai de dois Rapazes. Para mim sempre fez sentido criar e construir família. Ensinar e mostrar que existem coisas que merecem serem vistas e aprendidas, partilhar momentos de alegria, dar e receber apoio nos momentos difíceis.
Assim foi, desde muito cedo comecei a construir e a criar essa família.
Eu e a minha esposa tivemos o nosso primeiro filho, apareceram desafios, noites mal dormidas, as birras, as alegrias, quem iria ganhar a luta da primeira palavra… Mãe… Pai…
Após o nascimento do nosso segundo filho e percebendo que em muitos dos comportamentos eram em muito diferentes do nosso primeiro filho, decidimos pedir a ajuda de um especialista.
No dia do meu 34º aniversário o meu filho foi encaminhado para consultas de desenvolvimento para fazer uma quantidade considerável de testes de modo a conseguirmos percebermos o que se estava a passar. Passaram-se alguns meses até um resultado.
Começamos a ter consultas com ele. Os médicos iam mudando, pois muitos eram estagiários o que atrasou todo o processo. E veio a pandemia, o que acabou por atrasar mais o processo… procurámos ajuda noutras instituições.
Novamente voltamos a fazer testes. E aqui, neste ponto sim percebemos o que se passava. O que ele tem não tem um nome, simplesmente gosta de brincar com escovas de dentes, adora papagaios de papel, repete muitas vezes as mesmas perguntas, os brinquedos dele são liquidificadoras (de brincar), desenhos que me pede para fazer, mas o que a mim, como pai me custou ouvir foi ” Não está ao mesmo nível que os meninos da idade dele”. Como é que se lida com algo assim?
Eu já o sabia, mas ouvir tirou-me o norte… Percebi, que ao menos agora o meu filho iria ter o apoio que tanto precisava, mas a incerteza do futuro dele deixava-me triste, ansioso, completamente perdido. Vi que apoio para ele existe, e nós, família dele também precisamos deste apoio, afinal é aqui que os manuais de instrução para pais falham.
Sendo militar, um mundo onde não é fácil mostrar as nossas vulnerabilidades e sentimentos, tive de aprender a faze-lo.
Na minha busca por encontrar ajuda, mas uma ajuda verdadeiramente eficaz, rápida e consistente, pois a minha família estava precisar de mim e eu tinha que reagir, encontrei alguém que, utilizando perguntas e técnicas especificas comigo fez-me reagir muito rapidamente. Resolvi aprender a utilizar as mesmas técnicas as mesmas estratégias.
Aprendi, desenvolvi-me, investi em formação, investiguei, adquiri conhecimento.
Desenvolvi novos comportamentos, eliminei ansiedade, alterei hábitos que não me serviam a mim ou a minha família, aumentei a minha autoestima, valorizo muito mais o tempo que tenho, crio e desenvolvo objetivos familiares saudáveis, comunico de maneira mais eficaz mas acima de tudo continuo a construir relações positivas no seio da minha família.
Queremos o mesmo para cada um de vós, que nos procuram e precisam de nós aqui no Estrutura-te.